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Desenvolvimento de novos produtos alimentícios

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Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Agrárias

Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos

 

 

PROGRAMA DA DISCIPLINA

 

 

Código e nome da disciplina: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

 

Créditos

Carga Horária Total:

 

45

Total

 

02

Práticos

 

01--

Teóricos:

 

01

Professor(es) Responsável (eis): Grasiele Scaramal Madrona

Departamento: Departamento de Engenharia  de Alimentos

         

 

EMENTA:

. Conceitos e metodologias aplicados no desenvolvimento de produtos alimentícios.

 

PROGRAMA:

Conceito e metodologias de desenvolvimento de um novo produto.
Novos produtos nutricionais e funcionais. Legislação. Pesquisa de mercado e marketing. Embalagens e rotulagem  para novos produtos. Desenvolvimento prático do projeto de um novo produto contendo os seguintes itens:

  • Descrição do produto (revisão bibliográfica da tecnologia do produto e das matérias-primas);
  • Receita em porcentagem e fluxograma de fabricação;
  • Avaliação mercadológica;
  • Revisão bibliográfica dos aspectos legais;
  • Cálculo da tabela nutricional e elaboração da embalagem;

 

BIBLIOGRAFIA:

AMARAL, Daniel Capaldo et al Gestão de desenvolvimento de produtos, Ed. Saraiva, São Paulo, 2005.
BAXTER, M. – Projeto de Produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos - Ed. Edgard Blücher, São Paulo, 1998.
BATALHA, Mário O. Gestão Agroindustrial - São Paulo: Atlas, 1997.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implantação e controle. 5º ed. Atlas, São Paulo, 1998.
Artigos ciêntíficos de periódicos indexados
Complementar:
FULLER, Gordon W. New food product development: From concept to marketplace, CRC Press, Florida, 1994