A semana acadêmica mais antiga e tradicional da Universidade Estadual de Maringá está de volta!
O Departamento de Economia da UEM, em conjunto com o PCE, Caeco, PET Economia e o projeto de extensão "Conjuntura Econômica" estão promovendo a XXXIX Semana do Economista, com o tema “Análise e Desafios da Conjuntura Econômica Brasileira”.
📅 Em breve!
📍 Bloco C34 da UEM

O que é a Semana do Economista?
A Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é um evento científico e acadêmico tradicional realizado desde 1978. Seu objetivo é fomentar a iniciação científica e a reflexão crítica, aproximando os(as) estudantes do universo da pesquisa e da produção acadêmica, além de proporcionar um espaço de debate, formação e divulgação do conhecimento em economia e áreas afins. A programação contará com palestras, minicursos, visita técnica e a apresentação de artigos e resumos expandidos.
Palestras
A programação, contará com palestras sobre a análise da conjuntura econômica brasileira. Elas serão conduzidas por especialistas renomados, que buscam inspirar os(as) alunos(as) e estimular o pensamento crítico.
Minicursos
Haverá minicursos especializados em temas relevantes da economia atual. Eles serão ministrados por professores e profissionais experientes, com o objetivo de proporcionar conhecimento prático e aprofundar a formação dos(as) alunos(as).
Apresentação de Artigos/Resumos Expandidos
Ocorrerão apresentações de artigos e resumos expandidos elaborados pelos(as) alunos(as) e pesquisadores(as). As sessões são conduzidas por avaliadores qualificados, estimulando a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico acadêmico.
Visita Técnica
Nessa edição, será realizada uma visita técnica à sede da SVN Investimentos. A atividade permitirá que os(as) alunos(as) conheçam de perto o funcionamento de um dos melhores escritório de assessoria de investimentos do sul do Brasil. O objetivo é aproximar aos acadêmicos(as) de uma das possibilidades de atuação profissional.
Programação
Em breve!
Inscrições
Valores das inscrições:
- Discente de Graduação: R$ 35,00
- Discente de Pós-Graduação: R$ 70,00
- Docentes: R$ 70,00
- Servidores Técnico-Administrativos: R$ 50,00
- Outras Categorias: R$ 70,00
Para fazer a inscrição e pagar clique aqui. Coloque o código de recolhimento XXXX, preencha os dados e o valor conforme a sua categoria. Pagamento por boleto.
Período de inscrições: A partir de 9 de setembro.
Submissões
De 9 a 29 de setembro de 2025.
Os trabalhos devem ser enviados da seguinte forma: 02 cópias digitais, em .docx, sendo uma cópia com identificação (nome completo, filiação institucional e e-mail) e outra cópia sem identificação. A submissão do artigo/resumo expandido deverá ser encaminhada via Google Forms. O limite de autores é de 5 pessoas, ao submeter, este(s) concorda(m) com os termos da licença CC-BY 4.0 (acesso livre).
O que você dever encaminhar no formulário:
- Um arquivo contendo o texto em versão integral, com a identificação de autoria, que será divulgado no site do EVENTO se o trabalho for aprovado;
- Outro arquivo, que será encaminhado à comissão científica para avaliação, no qual não deverão constar o nome do autor e coautores, sua filiação institucional ou qualquer outro elemento que permita identificá-los.
- O comprovante de pagamento da inscrição no evento.
Observação: a seleção seguirá o sistema de blind review, preservando-se o anonimato dos autores.
Formatação
- Requisitos do Documento
1.1. Obrigatoriamente utilize o modelo do evento. É o mesmo para artigo e resumo expandido, Clique aqui.
1.2. O documento deve ser configurado em papel A4 com as seguintes margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
1.3. As páginas não devem ser numeradas. Essa numeração será feita posteriormente pela organização do evento.
1.4. O artigo completo deve ter até 20 páginas no total, e o resumo expandido até 7 páginas.
1.5. A primeira página deve conter apenas o título, área, autor(es), palavras-chave, resumo e a classificação JEL. O conteúdo do trabalho deve começar na próxima página.
- Formatação do Conteúdo
2.1. Não alterar o layout da primeira página do modelo, apenas alterar o conteúdo.
2.2. O texto principal deve seguir as seguintes normas:
2.2.1. Recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.
2.2.2. Fonte Arial 12.
2.2.3. Parágrafo justificado.
2.2.4. Espaçamento simples.
2.3. Títulos de Nível 1, 2 e 3 devem ter um espaço em branco entre eles e o parágrafo seguinte, e também entre uma seção e outra.
2.4. Para os títulos de Nível 2 e 3, utilize a fonte Arial 12, parágrafo justificado e espaçamento 1.0 cm.
2.5. O espaçamento antes e depois do parágrafo deve ser 0.
- Resumo e Palavras-Chave
3.1. O resumo deve ter entre 100 e 150 palavras.
3.2. Ele deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais) e considerações.
3.3. Não é permitido o uso de figuras, tabelas e citações no resumo.
3.4. A formatação do resumo deve ser com espaçamento simples e fonte tamanho 10.
3.5. As palavras-chave devem ser três, com a primeira letra de cada uma em maiúscula.
- Citações e Referências
4.1. Citações Indiretas: Devem ser usadas conforme as normas da ABNT, com o formato (Sobrenome, ano) ou Sobrenome (ano).
4.2. Citações Diretas:
4.2.1. Com menos de três linhas: Use (Sobrenome, ano, p. x). Se o sobrenome do autor for incorporado ao texto, utilize Sobrenome (ano, p. x).
4.2.2. Com mais de três linhas: Separe a citação do texto, posicionando-a com 4 cm de recuo à esquerda. Use fonte Arial 10 e espaçamento simples, sem aspas e sem recuo de parágrafo. Referencie a autoria no final, finalizando com um ponto (Sobrenome, ano, p. x).
4.3. Notas de Rodapé: Utilize fonte Arial 10, parágrafo justificado e espaçamento simples.
4.4. Referências:
4.4.1. Devem ser dispostas em ordem alfabética e, se possível, com uma quebra de página para separá-las do conteúdo principal.
4.4.2. Devem estar alinhadas à esquerda, com espaçamento simples, separadas por uma linha em branco, com fonte Arial 12 e de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 6023/2025.
- Tabelas, Quadros e Figuras
5.1. O conteúdo de tabelas e quadros deve ser em fonte Arial 10, com espaçamento simples.
5.2. Tabelas, quadros e figuras devem ser alinhados preferencialmente às margens laterais do texto. Quando pequenos, devem ser centralizados na página.
5.3. Deve haver uma linha em branco antes e depois de cada tabela, quadro ou figura.
5.4. Na parte superior, deve constar a palavra “Tabela/Quadro/Figura”, alinhada à esquerda, seguida do número que a identifica em algarismos arábicos. O título, precedido por um hífen, deve ter apenas a primeira letra em maiúsculo, sem ponto final. O título deve ser em fonte Arial 12, com espaçamento simples.
5.5. Na parte inferior, coloque a fonte e, se houver, esclarecimentos precedidos da palavra “Nota”. Ambos devem estar em tamanho 10 e com espaçamento simples.
5.6. São consideradas figuras: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, retratos, entre outros.
- Anexos e Apêndices
6.1. Se necessários, anexos e apêndices devem ser colocados ao final do trabalho, com uma quebra de página.
6.2. Eles devem seguir a mesma formatação do texto principal
Áreas Temáticas
Área 1 – História Econômica, Economia Política e Metodologia
Área 2 – Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e
Área 3 – Macroeconomia, Economia Monetária, Finanças e Economia Internacional
Área 4 – Microeconomia, Economia de Empresas, Economia Industrial e da
Tecnologia
Área 5 – Economia Social e do Trabalho e Demografia
Área 6 – Economia do Setor Público e Instituições
Área 7 – Áreas Afins