XXXIX Semana do Economista

A semana acadêmica mais antiga e tradicional da Universidade Estadual de Maringá está de volta!

O Departamento de Economia da UEM, em conjunto com o PCE, Caeco, PET Economia e o projeto de extensão "Conjuntura Econômica" estão promovendo a XXXIX Semana do Economista, com o tema “Análise e Desafios da Conjuntura Econômica Brasileira”.

📅 Em breve!

📍 Bloco C34 da UEM

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Apresentação

O que é a Semana do Economista?

A Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é um evento científico e acadêmico tradicional realizado desde 1978. Seu objetivo é fomentar a iniciação científica e a reflexão crítica, aproximando os(as) estudantes do universo da pesquisa e da produção acadêmica, além de proporcionar um espaço de debate, formação e divulgação do conhecimento em economia e áreas afins. A programação contará com palestras, minicursos, visita técnica e a apresentação de artigos e resumos expandidos.

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Palestras

A programação, contará com palestras sobre a análise da conjuntura econômica brasileira. Elas serão conduzidas por especialistas renomados, que buscam inspirar os(as) alunos(as) e estimular o pensamento crítico.

Minicursos

Haverá minicursos especializados em temas relevantes da economia atual. Eles serão ministrados por professores e profissionais experientes, com o objetivo de proporcionar conhecimento prático e aprofundar a formação dos(as) alunos(as).

Minicursos
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Apresentação de Artigos/Resumos Expandidos

Ocorrerão apresentações de artigos e resumos expandidos elaborados pelos(as) alunos(as) e pesquisadores(as). As sessões são conduzidas por avaliadores qualificados, estimulando a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico acadêmico.

Visita Técnica

Nessa edição, será realizada uma visita técnica à sede da SVN Investimentos. A atividade permitirá que os(as) alunos(as) conheçam de perto o funcionamento de um dos melhores escritório de assessoria de investimentos do sul do Brasil. O objetivo é aproximar aos acadêmicos(as) de uma das possibilidades de atuação profissional.

SVN

Programação

Em breve!


Inscrições

Valores das inscrições:

  • Discente de Graduação: R$ 35,00
  • Discente de Pós-Graduação: R$ 70,00
  • Docentes: R$ 70,00
  • Servidores Técnico-Administrativos: R$ 50,00
  • Outras Categorias: R$ 70,00

Para fazer a inscrição e pagar clique aqui. Coloque o código de recolhimento XXXX, preencha os dados e o valor conforme a sua categoria. Pagamento por boleto.

Período de inscrições: A partir de 9 de setembro.


Submissões

De 9 a 29 de setembro de 2025.

Os trabalhos devem ser enviados da seguinte forma: 02 cópias digitais, em .docx, sendo uma cópia com identificação (nome completo, filiação institucional e e-mail) e outra cópia sem identificação. A submissão do artigo/resumo expandido deverá ser encaminhada via Google Forms. O limite de autores é de 5 pessoas, ao submeter, este(s) concorda(m) com os termos da licença CC-BY 4.0 (acesso livre).

O que você dever encaminhar no formulário:

  • Um arquivo contendo o texto em versão integral, com a identificação de autoria, que será divulgado no site do EVENTO se o trabalho for aprovado;
  • Outro arquivo, que será encaminhado à comissão científica para avaliação, no qual não deverão constar o nome do autor e coautores, sua filiação institucional ou qualquer outro elemento que permita identificá-los.
  • O comprovante de pagamento da inscrição no evento.

Observação: a seleção seguirá o sistema de blind review, preservando-se o anonimato dos autores.

Formatação

  1. Requisitos do Documento

1.1. Obrigatoriamente utilize o modelo do evento. É o mesmo para artigo e resumo expandido, Clique aqui.

1.2. O documento deve ser configurado em papel A4 com as seguintes margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

1.3. As páginas não devem ser numeradas. Essa numeração será feita posteriormente pela organização do evento.

1.4. O artigo completo deve ter até 20 páginas no total, e o resumo expandido até 7 páginas.

1.5. A primeira página deve conter apenas o título, área, autor(es), palavras-chave, resumo e a classificação JEL. O conteúdo do trabalho deve começar na próxima página.

  1. Formatação do Conteúdo

2.1. Não alterar o layout da primeira página do modelo, apenas alterar o conteúdo.

2.2. O texto principal deve seguir as seguintes normas:

2.2.1. Recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

2.2.2. Fonte Arial 12.

2.2.3. Parágrafo justificado.

2.2.4. Espaçamento simples.

2.3. Títulos de Nível 1, 2 e 3 devem ter um espaço em branco entre eles e o parágrafo seguinte, e também entre uma seção e outra.

2.4. Para os títulos de Nível 2 e 3, utilize a fonte Arial 12, parágrafo justificado e espaçamento 1.0 cm.

2.5. O espaçamento antes e depois do parágrafo deve ser 0.

  1. Resumo e Palavras-Chave

3.1. O resumo deve ter entre 100 e 150 palavras.

3.2. Ele deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais) e considerações.

3.3. Não é permitido o uso de figuras, tabelas e citações no resumo.

3.4. A formatação do resumo deve ser com espaçamento simples e fonte tamanho 10.

3.5. As palavras-chave devem ser três, com a primeira letra de cada uma em maiúscula.

  1. Citações e Referências

4.1. Citações Indiretas: Devem ser usadas conforme as normas da ABNT, com o formato (Sobrenome, ano) ou Sobrenome (ano).

4.2. Citações Diretas:

4.2.1. Com menos de três linhas: Use (Sobrenome, ano, p. x). Se o sobrenome do autor for incorporado ao texto, utilize Sobrenome (ano, p. x).

4.2.2. Com mais de três linhas: Separe a citação do texto, posicionando-a com 4 cm de recuo à esquerda. Use fonte Arial 10 e espaçamento simples, sem aspas e sem recuo de parágrafo. Referencie a autoria no final, finalizando com um ponto (Sobrenome, ano, p. x).

4.3. Notas de Rodapé: Utilize fonte Arial 10, parágrafo justificado e espaçamento simples.

4.4. Referências:

4.4.1. Devem ser dispostas em ordem alfabética e, se possível, com uma quebra de página para separá-las do conteúdo principal.

4.4.2. Devem estar alinhadas à esquerda, com espaçamento simples, separadas por uma linha em branco, com fonte Arial 12 e de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 6023/2025.

  1. Tabelas, Quadros e Figuras

5.1. O conteúdo de tabelas e quadros deve ser em fonte Arial 10, com espaçamento simples.

5.2. Tabelas, quadros e figuras devem ser alinhados preferencialmente às margens laterais do texto. Quando pequenos, devem ser centralizados na página.

5.3. Deve haver uma linha em branco antes e depois de cada tabela, quadro ou figura.

5.4. Na parte superior, deve constar a palavra “Tabela/Quadro/Figura”, alinhada à esquerda, seguida do número que a identifica em algarismos arábicos. O título, precedido por um hífen, deve ter apenas a primeira letra em maiúsculo, sem ponto final. O título deve ser em fonte Arial 12, com espaçamento simples.

5.5. Na parte inferior, coloque a fonte e, se houver, esclarecimentos precedidos da palavra “Nota”. Ambos devem estar em tamanho 10 e com espaçamento simples.

5.6. São consideradas figuras: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, retratos, entre outros.

  1. Anexos e Apêndices

6.1. Se necessários, anexos e apêndices devem ser colocados ao final do trabalho, com uma quebra de página.

6.2. Eles devem seguir a mesma formatação do texto principal

Áreas Temáticas

Área 1 – História Econômica, Economia Política e Metodologia

Área 2 – Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e

Área 3 – Macroeconomia, Economia Monetária, Finanças e Economia Internacional

Área 4 – Microeconomia, Economia de Empresas, Economia Industrial e da
Tecnologia

Área 5 – Economia Social e do Trabalho e Demografia

Área 6 – Economia do Setor Público e Instituições

Área 7 – Áreas Afins