Estrutura Curricular

O PCV é constituído de um ciclo de estudos e trabalhos, regular e sistematicamente organizados, além de atividades de pesquisa. A área de concentração do Programa é denominada de Estruturas e Geotecnia, implementada em 22 de fevereiro 2019, de modo a contemplar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a formação de profissionais e docentes em Engenharia de Estruturas e Geotecnia. A partir do ano letivo de 2026,
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil será estruturado em uma Área de Concentração Estruturas e Materiais, composta de duas Linhas de Pesquisa:
- Análise de Estruturas
- Materiais e suas Propriedades.
O programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) possui uma estrutura curricular que oferece um total de 34 disciplinas, 5 obrigatórias e 29 eletivas, cujas cargas horárias variam entre 30, 45 e 60 horas por disciplina. A carga horária correspondente para cada crédito teórico é de 15 horas/aulas em disciplinas regulares do curso, não sendo concedidos créditos parciais em disciplinas do curso.
O número de créditos exigidos para o Mestrado no PCV é de no mínimo 81 (oitenta e um). A integralização dos créditos obedece a seguinte distribuição:
a) 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias;
b) 9 (nove) créditos em disciplinas eletivas;
c) 60 (sessenta) créditos para elaboração da Dissertação, assim distribuídos:
20 (vinte) créditos na aprovação do Exame de Qualificação e
40 (quarenta) créditos na homologação da Defesa de Dissertação.
O número de créditos exigidos para o Doutorado no PCV é de no mínimo 120 (cento e vinte). A integralização dos créditos obedece a seguinte distribuição:
a) 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
b) 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas;
c) 92 (noventa e dois) créditos para elaboração da Tese, assim distribuídos: 32 (trinta e dois) créditos na aprovação do Exame de Qualificação e 60 (sessenta) créditos na homologação da Defesa de Tese.
