Como realizar o planejamento de temporários
O planejamento do número de temporários geralmente é solicitado à chefia ao final do primeiro semestre letivo e exige que o Departamento envie à PRH, com anuência do centro, a lista de professores temporários com suas cargas horárias justificando a contratação. Embora não faça sentido algum, eles solicitam os nomes dos temporários que estão atualmente no DMA, juntamente com as datas de seus contratos.
Secretaria
- Verificar, de acordo com as legislações, qual o máximo de temporários que o DMA pode solicitar.
- Pegar a planilha de atribuição de disciplinas mais recente (geralmente foi enviada via e-mail ou pode ser encontrada na pasta Alforria que a comissão de horário compartilha com a secretaria).
- Utilizar esta planilha modelo e atualizar a terceira aba. Observe que deve haver uma coluna nova, na qual simplesmente multiplicamos a carga horária semanal por 17. Observe também que existe uma coluna com a semestralidade, que é apenas um número aleatório entre 1 e 2, pois não temos como saber a semestralidade de uma forma decente e automatizada nesta universidade.
- Copiar cada professor temporário que for ser mantido para a primeira aba, colocando corretamente os campos
- Corrigir os nomes dos professores e adicionar a data do início do contrato
- Verificar na segunda aba se a planilha dinâmica foi atualizada corretamente
- Enviar para o presidente da comissão de horário para que ele realize os ajustes finais de carga horária, removendo os cargos e fazendo as trocas necessárias
- Após finalizados os ajustes, a comissão irá devolver um arquivo PDF único com os documentos, que deverá ser colocado em um e-protocolo para assinatura da chefia e ciência do CCE, e envio à PRH.
Comissão de horário
- A comissão de horário deverá garantir que cada professor temporário esteja com no mínimo 36h no ano e no máximo 20h em um semestre para as disciplinas escolhidas (usar a planilha dinâmica)
- Baixar a primeira aba já correta no formato CSV
- Baixar o modelo de arquivo .docx já pré-preenchido pela secretaria
- Rodar as funções em Python do arquivo gerador_demanda_professores.py (usuário avançado)
- Verificar os arquivos gerados, convertê-los em PDF e aglomerá-los em um único PDF de forma correta
- Enviar para a secretaria para finalização