Pesquisador de renome mundial sobre a história da América Central, costa-riquenho faz palestra dia 10
O professor Ronny Jose Viales-Hurtado, da Universidade de Costa Rica, um dos principais pesquisadores mundiais sobre a história da América Central, vai proferir, na próxima segunda-feira (10), às 19 horas, no bloco H-12 (sala 14, auditório da Geografia), a palestra "La construcción social de la cultura política de la paz en Centroamérica: la via institucional. Democracia, confianza, Estado de derecho, comunidad moral, retórica política y violencia. 1940-2010".
Na tradução livre, para o português, o título da palestra é "A construção social da cultura política da paz na América Central: o caminho institucional. Democracia, confiança, estado de direito, comunidade moral, retórica política e violência. 1940-2010)".
O palestrante é reconhecido por seu trabalho na história econômica e ambiental de seu País. Dá aulas na Escola de História e atua como pesquisador no Centro de Pesquisas Históricas da América Central (CIHAC), da Universidade da Costa Rica .
Bacharel pela Universidade da Costa Rica, Hurtado tem mestrado em História e doutorado em História Econômica. O título de doutor foi obtido na defesa da tese "Liberais e colonização de áreas de fronteira não-cafeeiras: a caso da região do Atlântico da Costa Rica (Caribe) entre 1870 e 1930".
O professor estará ao longo da semana ministrando um curso concentrado, de 30 horas, no Programa de Pós-Graduação em História (PPH), da UEM, que é coordenado pelo professor Luiz Felipe Viel Moreira.